top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovana Lucas, do Música e Luz

Alguns projetos sobre música que você deveria visitar

Na última edição desta série de posts de curadoria de conteúdo, o Música e Luz traz uma seleção com alguns projetos bem legais sobre música. Confira:


O projeto foi fundado pela soprano brasileira Gabriela di Laccio e busca resgatar as mulheres da música erudita, já que por muito tempo apenas os nomes dos compositores homens foram valorizados. Um dos principais produtos desenvolvidos pelo projeto é "The Big List", uma lista que já tem mais de 5 mil nomes de compositoras, e que não para de se ampliar.

O projeto da cantora brasileira cresceu, e agora está sendo gerenciado por uma equipe, no Reino Unido, como uma ONG. Hoje, a grande lista é apenas um dos braços de Donne, uma vez que o projeto busca dar suporte e voz às mulheres de diversas formas. Para saber mais, conheça o site oficial.


"Radiola Urbana" é um projeto do jornalista e DJ Ramiro Zwetsch, que envolve um site com matérias e notas, mas que tem como carro-chefe a produção de podcasts. O foco da iniciativa são as várias vertentes da música negra mundial, como Jazz, Afrobeat, Afro-funk, Rap, Soul etc.

O site próprio é uma ampliação do blog, que você também pode conhecer, clicando aqui. Além disso, Ramiro também publica podcasts pela plataforma Dublab.


"Bambulha" é um grupo formado por pesquisadores e educadores musicais do Centro de Musicalização Integrado da UFMG. O projeto é voltado ao público infantil e executa tanto repertório autoral quanto cancioneiro popular.

Além do perfil no Instagram, que tal acompanhar os vídeos e as lives do Youtube?


A pesquisa de Marina Camargo percorreu o país todo e envolveu entrevistas com diversos acordeonistas. Todo esse trabalho resultou em um livro (e em um site) com recortes que retratam vários aspectos culturais, mercadológicos, estéticos e educacionais do acordeom no Brasil.

No site, além de uma descrição mais criteriosa do projeto, estão disponíveis trechos das entrevistas, detalhes sobre o livro e uma playlist maravilhosa do Spotify. (Mas, se quiser acessar direto as músicas, tá na mão!)


Chiquinha Gonzaga viveu de 1847 a 1935. Além de uma história de vida marcante, deixou como legado uma obra riquíssima e que influencia as composições brasileiras até hoje.

O site oficial da artista é resultado de anos de pesquisas de uma equipe de músicos e historiadores. Além da biografia, do resgate dos documentos e das discografias, e do acervo com todas as partituras da compositora, o site também tem uma área para entrevistas com os pesquisadores.

Além de tudo isso, está sendo desenvolvido um roteiro turístico com os pontos do Rio de Janeiro que foram importantes na vida de Chiquinha Gonzaga.


_

Nos 4 posts de curadoria, falamos de matérias, filmes, livros e projetos. O que mais você gostaria de ver por aqui?

(E não se esqueça de curtir, comentar ou salvar as publicações do Instagram para garantir seu podcast na semana que vem! Vai ser incrível te entregar o "Guia para conhecer música erudita").



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page