top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovana Lucas, do Música e Luz

5 matérias sobre música que valem a leitura

Atualizado: 29 de out. de 2020

Na primeira edição de curadoria do Música e Luz, uma seleção só de textos. Confira:


Dados coletados pela ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) indicam que, no ano de 2019, a participação de artistas independentes no TOP 200 do Spotify Brasil foi de 53,5%. A última pesquisa que pode ser comparada mostrava 40% de participação inde-pendente em 2017 (Relatório Wintel 2018 para o mercado brasileiro).

Mais informações da coleta sobre 2019 serão divulgadas hoje (15/10), data em que está acontecendo a segunda etapa do Giro Digital ABMI.

A cantora e compositora Luedji Luna lançou ontem (dia 14) sua nova obra, "Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água", um álbum visual (uma criação híbrida, na qual todas as canções compõem também a mesma narrativa visual).

(Imagem: Divulgação)

A essência do álbum é expressar o sentimento e a autonomia das mulheres pretas.

A matéria do G1 traz mais informações sobre cada elemento de composição da obra, além de resgatar um pouco da trajetória da cantora.


3. Debussy: por onde começar com sua música (Andrew Clements, para The Guardian)

O texto faz parte da "Know the score", uma coluna da The Guardian que apresenta, a cada publicação, uma base para conhecer a obra de algum compositor erudito. Neste caso, Clements escreveu sobre Debussy, artista essencial para que o Modernismo se desenvolvesse na música.

(Imagem: Domínio Público)

Além de contextualizar a vida do compositor e de justificar a importância da sua obra no cenário da música (inclusive atual), o autor do texto também cita as músicas mais conhecidas, até mesmo aquelas que se reinventaram (há peças para piano que ficaram conhecidas como canções de Jazz, por exemplo).

Por fim, a publicação inclui uma playlist com recomendações de intérpretes específicos para cada obra.


O Toca Cultural é um portal fundado pela jornalista Lana Seganfredo para acompanhar a arte em Curitiba, e tem uma seção específica sobre o folclore paranaense.

Esta última matéria traz o posicionamento do novo presidente da Associação Interétnica (Aintepar), entidade que realiza o Festival Folclórico de Etnias do Paraná (evento que em 2021 chega à 60ª edição).

(Imagem: Divulgação)


Esta matéria da Folha Ilustrada basicamente resgata todo o contexto da indústria fonográfica brasileira da década de 70. Esse resgate passa tanto pelos aspectos econômicos, sociais e políticos quanto pelas questões culturais daquele período, já que tudo isso foi determinante para o boom na produção e no consumo de discos. É um texto bastante leve e muito completo.

(Imagem: Representação)


_

E aí, o que achou da primeira edição da curadoria? Suas sugestões sempre vão ser bem-vindas por aqui!

Continue acompanhando os conteúdos, e não se esqueça de interagir no Instagram para garantir o seu acesso ao "podcast-recompensa"!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page